MPPI e Undime dialogam sobre a retomada das aulas nas redes públicas do PI
Fonte: Meio norte.com
Data: 23/07/2021 15:11
Atualizado em 22/11/2024 17:00
PUBLICIDADE
Fonte: Meio norte.com
Data: 23/07/2021 15:11
- Atualizado em 22/11/2024 17:00
Representantes do Ministério Público do Piauí e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Piauí (Undime-PI) estiveram reunidos, hoje (22), para discutir o retorno das aulas presenciais nas redes públicas de ensino nos municípios do interior do estado.
O encontro, que aconteceu na sede do MPPI na zona Leste de Teresina, foi conduzido pela promotora de Justiça Flávia Gomes, que coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), com a participação da presidente da Undime-PI, Érica Melo, e membros da diretoria da entidade, que também são dirigentes municipais de educação dos municípios de Pau D’Arco, Demerval Lobão, Água Branca, Domingos Mourão, Valença e Barras.
Eles procuraram o Ministério Público com intuito de obter o apoio da instituição em relação ao regresso às salas de aula. A presidente e os integrantes da diretoria da Undime Piauí expressaram preocupação com a demora para que os alunos voltem a ter aula de forma presencial, e destacaram os prejuízos que isso pode acarretar para crianças e adolescentes de todo o estado. Por isso, eles solicitaram o auxílio do Ministério Público para a intermediação de diálogo com profissionais de educação e gestores municipais, visando à construção de estratégias e ações para a retomada das aulas presenciais com segurança em todo o Estado.
A promotora de Justiça Flávia Cordeiro afirmou que vai elaborar uma nota técnica, a ser emitida pelo CAODEC, sugerindo aos promotores de Justiça do interior a emissão de recomendações aos municípios para que iniciem as tratativas do retorno das aulas presenciais. O documento deve, ainda, trazer instruções quanto ao fornecimento da merenda escolar, a busca ativa dos estudantes, entre outros aspectos.
Em 4 de agosto, será realizada uma reunião virtual com a participação da coordenadora do CAODEC, a diretoria da Undime Piauí e os gestores de educação dos municípios, para apresentação das orientações da nota técnica.
A representante do Ministério Público declarou que está a disposição para colaborar na elaboração de soluções que garantam aos piauienses o pleno acesso à educação em todo o Piauí.
PUBLICIDADE