Principal aliado de Paulo Marinho Jr. será julgado nesta sexta-feira
Fonte: REDAÇÃO PORTALNE.COM
Data: 26/02/2025 18:11
Atualizado em 03/04/2025 02:35
PUBLICIDADE
Fonte: REDAÇÃO PORTALNE.COM
Data: 26/02/2025 18:11
- Atualizado em 03/04/2025 02:35
Na próxima sexta-feira (28), Josimar do Maranhãozinho, principal financiador da campanha de Paulo Marinho Jr. nas eleições de 2024, enfrentará seu julgamento. Ele será processado por um suposto esquema de venda de emendas parlamentares, envolvendo também outros políticos de destaque.
Uma amizade de longa data
É importante destacar a forte relação entre Josimar e Paulo Marinho Jr. durante sua atuação como deputado federal em 2024, Paulo Marinho Jr. destinou milhões de reais em emendas para várias cidades. No entanto, ele não destinou nenhum recurso para Caxias, sua base eleitoral, enquanto outras localidades, com apenas três votos, receberam grandes somas.
O julgamento ocorrerá de forma virtual pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e analisará a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra três deputados do PL, acusados de negociar emendas parlamentares de maneira irregular. Entre os acusados estão Josimar do Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa, todos denunciados por corrupção passiva e organização criminosa. O caso é relatado pelo ministro Cristiano Zanin.
O esquema de corrupção
De acordo com a denúncia da PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os parlamentares cobraram uma propina de R$ 1,6 milhão do então prefeito de São José de Ribamar, José Eudes Sampaio Nunes, em troca da destinação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município. O esquema foi revelado pelo próprio prefeito, que denunciou a prática à justiça.
PUBLICIDADE