Nesta quinta-feira, o juiz Marcos Aurélio Veloso proferiu uma sentença condenatória contra o blogueiro Roberto Rezende por disseminar informações falsas sobre o prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Além da condenação, Rezende pode ser obrigado a pagar uma multa de até R$ 3 mil em caso de descumprimento da decisão.
Roberto Rezende, conhecido por tentar ganhar notoriedade através da propagação de fake news, teve sua estratégia frustrada pela justiça desta vez. O prefeito Fábio Gentil moveu uma ação judicial contra o blogueiro e obteve sucesso na demanda.
Atualmente um crítico do governo de Caxias, Rezende, ao não encontrar matérias relevantes para criticar a administração da cidade, optou por criar e espalhar informações falsas para enganar seus leitores.
É fundamental que aqueles que se dedicam a informar a população atuem com seriedade e responsabilidade. Divulgar notícias falsas para obter curtidas e seguidores, ou para denegrir a imagem de figuras públicas, revela a qualidade questionável do trabalho realizado por certos opositores.
Esperamos que, com essa sentença, Roberto Rezende reflita sobre suas ações e cesse a propagação de fake news no futuro.