Projeto + Saúde no Território realiza atendimentos multiprofissionais no povoado Rodagem
Fonte: REDAÇÃO PORTALNE.COM
Data: 06/07/2024 22:12
Atualizado em 18/11/2024 06:00
PUBLICIDADE
Fonte: REDAÇÃO PORTALNE.COM
Data: 06/07/2024 22:12
- Atualizado em 18/11/2024 06:00
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou nessa sexta-feira (28), serviços especializados de saúde para o povoado Rodagem no 2º Distrito de Caxias (MA), por meio do Projeto “+ Saúde no Território”. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Povoado.
"Todo mês a gente está tendo essa ação, mais saúde no território. Os pacientes que têm a necessidade de fazer ultrassonografia é feito aqui mesmo na comunidade. São 30 ultrassonografias realizadas de forma agendada. Aqui a gente tem a dificuldade do acesso, e foi pensado exatamente nisso", destaca Gleise Reis, enfermeira.
"A gente comunica a população sobre esse trabalho para quem foi atendido. Eu acompanho todas os meus pacientes da minha área, olhando pressão, e aqueles que estão com pressão alterada, encaminhamos para o posto, e as crianças que estão com vacina atrasada, a gente encaminha para a UBS", lembra Francisca Miranda, agente comunitária de Saúde.
"Eu vim fazer uma ultrassom e fazer um texto da Diabetes", disse Francisca da Silva, moradora do povoado Canto Virado.
Dentre os serviços disponibilizados, estão: vacinação, atendimento multiprofissional e ultrassonografia abdominal total, rins e vias urinárias, pélvica, próstata gestacional e transvaginal. As ultrassonografias foram realizadas com agendamento prévio da equipe da unidade. Francisca foi uma das pessoas que utilizou o serviço de ultrassonografia.
"A gente veio saber como está a saúde do bebê. Queria saber o sexo do bebê, mas não foi possível, esperamos que na próxima já seja possível. Tenho duas crianças já. Eu já estou com 15 semanas. Para ir pra cidade é mais caro, tem que fazer agendamento e é mais difícil, tem que pagar passagem. E, vindo para cá é melhor", disse Francisca Jeneci, moradora do povoado Inhuma.
"Eu machuqei o braço e vim aqui para saber o que aconteceu. Isso é muito bom para a nossa comunidade", disse José Domingos, paciente.
"É muito bom porque facilita o deslocamento para a população, por ser feito aqui mesmo na própria comunidade. Consultas médicas, ultrassonografias, transvaginal e isso facilita para a população", destaca Daniel Silva, técnico de enfermagem.
"A gente fica feliz em contribuir com a saúde da população de Caxias, para tentar desafogar a rede de saúde. Essas pessoas que moram mais distantes, elas têm que se deslocar para a cidade, mas esse programa traz esse benefício e aproximando a saúde para toda a comunidade da zona rural. Hoje estamos na UBS da Rodagem, mas estamos fazendo esses exames itinerantes em várias comunidades polos", explica José Reis, médico.
PUBLICIDADE