04:27

24/05/24

Timon

Investigação do MPMA Revela Transações Financeiras Suspeitas do Deputado Rafael

As repercussões dessas suspeitas foram sentidas na esfera política, com a destituição de Rafael Leitoa da liderança do governo de Carlos Brandão.
YGOR MOTTA | CAXIAS-MA

06/04/2024 13h31

O Ministério Público do Maranhão está atualmente conduzindo uma investigação sobre movimentações financeiras consideradas fora do comum nas contas do deputado estadual Rafael Leitoa (PSB), que está concorrendo à prefeitura de Timon.

Essas transações levantaram preocupações sobre possível participação em um esquema de "rachadinhas" dentro de seu gabinete parlamentar. Essa inquietação se intensificou após uma recente operação que mirou o ex-deputado Pastor Cavalcante por alegações semelhantes, ocorrida nesta semana.

Um relatório emitido pelo Ministério Público no final de março ressaltou a necessidade de investigar as movimentações financeiras nas contas de Rafael de Brito de Sousa, apontando que essas transações eram, em princípio, incompatíveis com seu patrimônio, atividade econômica, ocupação profissional e capacidade financeira.

Além disso, o relatório, divulgado pelo site Verdade 98, mencionou um relatório de inteligência financeira indicando lançamentos suspeitos de depósitos feitos por assessores investigados entre 2022 e 2023.

O promotor encarregado das diligências é Marcos Valentim Pinheiro Paixão. Anteriormente, o promotor Zanony Passos havia absolvido publicamente Rafael Leitoa em outubro do ano passado.

No entanto, Passos, afastado do Ministério Público por suspeitas de corrupção e chantagem, teve seu caso reaberto devido a novos fatos, resultando em um procedimento preparatório para investigar a possível prática de crimes pelo deputado estadual. As repercussões dessas suspeitas foram sentidas na esfera política, com a destituição de Rafael Leitoa da liderança do governo de Carlos Brandão.

Mais notícias


Comentários



2020 © Portal Notícia do Estado- Todos os direitos
Desenvolvido por:
c2 tenologia web