Projeto de Lei do vereador Mário Assunção torna a “Tradição do Mastro de São Sebastião” patrimônio cultural e imaterial de caxias
Fonte: REDAÇÃO PORTALNE.COM
Data: 20/09/2023 11:31
Atualizado em 21/11/2024 18:00
PUBLICIDADE
Fonte: REDAÇÃO PORTALNE.COM
Data: 20/09/2023 11:31
- Atualizado em 21/11/2024 18:00
Foi aprovado no dia 04 de setembro de 2023 na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias, o projeto de Lei que declara patrimônio cultural imaterial do município de Caxias, a “Tradição religiosa do mastro de São Sebastião”. Essa festa é organizada pela família Assunção há muitos anos atrás e segue a tradição em comemoração ao glorioso São Sebastião.
A Festividade do Mastro de São Sebastião, realizada anualmente no município de Caxias do Maranhão, teve início ainda na segunda metade do século XIX, sendo continuamente realizada até hoje, mobilizando a cada ano milhares de caxienses e dezenas de pessoas vindas de outras cidades maranhenses e até de outros estados. Com o passar dos anos, a tradição ganhou força e passou a integrar o calendário oficial dos grandes eventos religiosos do município, após a reconhecida potencialidade popular, cultural, turística e religiosa do evento.
Atualmente, a Festividade do Mastro de São Sebastião é considerada a maior manifestação religiosa popular do município de Caxias, sendo também reconhecida como uma das mais importantes práticas religiosas do Estado do Maranhão. De acordo com relatos orais, no ano de 2020, esta tradição que se perpetua na Princesa do Sertão Maranhense, completou 140 anos de realização.
O evento é tradicionalmente realizado a cada ano, sempre no segundo domingo de janeiro, pela Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião, sendo esta responsável pela manutenção da festividade e organização da mesma. A estrutura geral da festividade é composta de três momentos expressivos: o corte da árvore, que servirá de mastro, o cortejo do mastro pelas ruas da cidade e o levantamento do Mastro de São Sebastião.
Trata-se de uma grande e tradicional festa do catolicismo popular, de caráter religioso e profano, que é marcada pelo costume de erguer, em frente à centenária Capela de São Sebastião no centro da cidade de Caxias, um tronco de grande porte com a bandeira do santo mártir na ponta.
O mastro simboliza o primeiro martírio sofrido por São Sebastião no século III, quando ele é condenado a morrer crivado por flechas, amarrado a um troco de árvore, a mando do Imperador romano Diocleciano.
PUBLICIDADE