Intrigas no Palácio: Carlos Brandão se Desvincula de Flávio Dino e se Liga a Poderosa Família Sarney
Data: 25/07/2023 16:10
Atualizado em 23/11/2024 03:18
PUBLICIDADE
Data: 25/07/2023 16:10
- Atualizado em 23/11/2024 03:18
Crise de Confiança: Carlos Brandão Rompe com Flávio Dino e se Rende aos Braços dos Sarney
No Maranhão, a relação entre o governador Carlos Brandão (PSB) e o ministro da Justiça, Flávio Dino, tem enfrentado divergências na preparação das candidaturas para 2024. Brandão, que foi vice-governador durante os dois mandatos de Dino, está se aproximando da família do ex-presidente José Sarney (MDB), tradicional adversário do ministro. Essas diferenças têm impacto na formação do governo e nas candidaturas para a prefeitura de São Luís.
O irmão mais novo do governador, o empresário Marcus Brandão, responsável pela articulação política da família, filiou-se recentemente ao MDB. A filiação veio acompanhada da promessa de que ele assumirá a presidência estadual do partido ainda este ano. Esse movimento representa um estreitamento das relações com a família Sarney, o que causa atritos com o ministro Flávio Dino.
Vale destacar que Flávio Dino e Roseana Sarney, filha mais velha de José Sarney, têm um histórico de enfrentamentos eleitorais. Nas eleições ao governo em 2010, Dino foi derrotado por Roseana, que na época tinha o apoio do PT. No entanto, Flávio Dino se elegeu em 2014 e 2018, esta última em nova disputa contra Roseana.
Em 2022, durante a eleição ao Senado, Flávio Dino esteve no mesmo palanque que os membros da família Sarney, e eles também apoiaram Carlos Brandão e a candidatura presidencial de Lula. No entanto, essa aliança foi considerada mais superficial, com membros dos Sarney apoiando apenas Brandão e Lula, e não o próprio Flávio Dino.
Outra questão que gerou atritos foi a eleição da presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão em janeiro, na qual Brandão insistiu em emplacar Iracema Vale como presidente, enquanto Dino tinha um acordo para reeleger o aliado Othelino Neto.
Os aliados de Dino também demonstram preocupação com o distanciamento do governador, pois o PSB conta com o capital político de Dino e a máquina estadual para ampliar o número de prefeitos no estado. Na capital, o deputado federal Duarte Jr. é o mais cotado para concorrer pelo PSB, após ter costurado apoio do PT, que provavelmente indicará o vice.
Carlos Brandão é conhecido por sua lealdade e busca pela unidade, e alguns membros do PSB entendem que é importante manter as candidaturas do partido nas principais cidades do Maranhão, com o apoio de Flávio Dino. Além de Duarte Jr., outros nomes como o ex-secretário de Saúde Carlos Lula e o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. também buscam o apoio de Dino para concorrer à prefeitura de São Luís.
Essas divergências e movimentações políticas podem afetar a aliança entre Flávio Dino e Carlos Brandão, que já conversaram sobre o assunto, mas ainda têm desafios a superar para manter a unidade no grupo. A preparação para as eleições municipais de 2024 está sendo observada com atenção, uma vez que pode ter implicações significativas no cenário político do estado do Maranhão.
PUBLICIDADE