08:20

05/10/24

Timon

Programa Viva o Sorriso inicia ano com 160 atendimentos na zona Urbana de Timon

GABRIEL VIEIRA | Caxias

13/02/2023 11h03 - Fonte: ASCOM / Prefeitura de Timon


O programa Viva o Sorriso, executado com recursos próprios da Prefeitura de Timon, iniciou os atendimentos de 2023 pela zona Urbana. Neste sábado (11), a quadra da Escola Municipal de Educação Fundamental Luiz Miguel Budaruiche ficou lotada durante a etapa de triagem e moldagem de 160 próteses dentárias. Ao todo, o projeto municipal já devolveu a autoestima de mais de 1 mil pacientes.

“Estamos iniciando na zona Urbana com os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), pois a demanda é muito grande. Hoje estamos fazendo essa força-tarefa realizando a moldagem de 80 pacientes. Nesta etapa vamos fazer a entrega de 160 próteses. Cabe destacar que nossos profissionais são de alto nível”, destaca o cirurgião- dentista Ézio José, coordenador do Viva o Sorriso.

Ele enfatiza que, além de recuperar a autoestima, o programa leva saúde à população. “A saúde começa pela boca e pelo programa há essa parte da reabilitação oral, pois com os dentes o paciente vai mastigar bem. É algo que também mexe com a estética, a autoestima e a pessoa passa a se inserir mais na sociedade”, pontua o coordenador.

O Viva o Sorriso é formado por seis dentistas, além do coordenador que também é profissional da área, seis auxiliares e dois técnicos em prótese dentária. Após a triagem, o próximo passo é a moldagem para confecção e posterior entrega das próteses definitivas.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destacou a sensibilidade da prefeita Dinair Veloso em investir no programa. “O governo da prefeita Dinair é de muitas ações, de muito trabalho. Em pleno sábado, estamos aqui levando a essas pessoas o Viva o Sorriso, um programa muito importante pois mexe com a autoestima e saúde. Trabalhamos em vários povoados da zona Rural entregando mais de 1 mil próteses e hoje estamos com essa edição na zona Urbana”, destaca o secretário.

Márcio Sá acrescenta que a edição na zona Urbana é um “plus” aos atendimentos realizados rotineiramente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “A gente sabe que, muitas vezes, as pessoas não têm condição de comprar uma prótese dentária e isso as afeta profundamente até nas relações interpessoais. Muitas, falam com a mão na boca por vergonha e esse programa vai devolver o sorriso, a autoestima, fazer com que as pessoas se sintam melhor. Cuidar das pessoas é uma marca da prefeita Dinair, da nossa gestão”, finaliza Sá.

Francisco de Sousa foi um dos primeiros pacientes atendidos e elogiou o trabalho da Prefeitura de Timon. “Quando a pessoa está sem dente até a fala muda, pra comer também é ruim. Esse trabalho é muito importante, pois muita gente não tem condição. A gente vê que é um trabalho bem feito”, disse o paciente.

Mais notícias


Comentários



2020 © Portal Notícia do Estado- Todos os direitos
Desenvolvido por:
c2 tenologia web