Prefeitura de Timon realiza 14° Conferência Municipal de Saúde
Fonte: ASCOM / Prefeitura de Timon
Data: 08/02/2023 10:31
Atualizado em 02/12/2024 06:00
PUBLICIDADE
Fonte: ASCOM / Prefeitura de Timon
Data: 08/02/2023 10:31
- Atualizado em 02/12/2024 06:00
O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde realizam, na próxima sexta-feira (10), a 14ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado na Fundação Cidadania, das 8h às 18h. Neste ano, o tema central será “Garantir: Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia- Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
Entre os eixos temáticos da 14ª Conferência Municipal estão: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
O coordenador geral da 14ª Conferência , Luís José, explica que objetivo é deliberar diretrizes das políticas municipais de saúde, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS). O intuito é mobilizar e estabelecer diálogos com vários segmentos da sociedade, entre eles usuários do SUS, gestores, trabalhadores, entidades, prestadores de serviços, técnicos, dentre outros.
Diante da significativa participação popular na pré-conferência, a expectativa é que a conferência seja bastante participativa especialmente em razão da importância do objetivo do evento.
Na pré-conferência foram eleitos 160 delegados e suplentes, destes, 80 são usuários, 40 trabalhadores e 40 gestores e prestadores de serviços.
“Esses delegados irão para a 14ª Conferência Municipal e lá irão discutir os temas da conferência, que o tema central é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia- Amanhã Vai Ser Outro Dia. Na Conferência, a plenária será dividida em quatro grupos de trabalho, onde cada grupo irá elaborar suas propostas e apresentar na plenária final. A plenária final irá aprovar e encaminhar as propostas em nível municipal, estadual e federal. Todas essas propostas serão sistematizadas em relatório geral, que será encaminhado para o Conselho Estadual de Saúde e ao Conselho Nacional, como também ao gestor municipal para que essas propostas sejam consolidadas na reavaliação do plano municipal de Saúde”, detalha Luís José.
No final da plenária também serão escolhidos os 12 delegados que irão participar da Conferência Estadual de Saúde. Na oportunidade, também serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde- biênio 2023/2025.
“É importante a participação da população para debater as demandas da saúde, quais políticas públicas que devem ser avaliadas, renovadas e garantidas para os munícipes timonenses”, destaca o coordenador geral.
PUBLICIDADE