01:27

10/10/24

São Luis

Policiais militares salvam bebê de 28 dias engasgado com leite materno em São Luís

YGOR MOTTA | CAXIAS-MA

18/01/2023 10h00 - Fonte: G1 MA


Policiais militares salvaram, na madrugada dessa terça-feira (17), em São Luís, um bebê de 28 dias que se engasgou com leite materno.

 

De acordo com a polícia, o pai procurou os militares após perceber que a recém-nascida estava engasgada e com dificuldade para respirar. Quando a guarnição chegou ao local, a bebê já estava com a boca roxa por causa do engasgo.

Logo em seguida, o soldado Damasceno aplicou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia.

Depois do êxito da manobra, a guarnição policial, composta pelo 2º tenente Danilo Carlos, o 1º sargento Ferreira e o soldado Damasceno, levaram Kiara (a recém-nascida) e sua família ao Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), situado no bairro Cidade Operária, e lá constataram que o bebê estava fora de perigo.

 

Como aplicar Manobra de Heimlich em bebês menores de um ano

Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.

Colocar o bebê sobre a perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater nas costas.

São batidas vigorosas para que se consiga realmente empurrar o corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.

Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.

Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.

Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faça novamente a manobra.

Mais notícias


Comentários



2020 © Portal Notícia do Estado- Todos os direitos
Desenvolvido por:
c2 tenologia web