Maranhão tem todo ano mais de 12 mil pessoas internadas por queimaduras
Fonte: Jornal Pequeno
Data: 16/08/2022 09:07
Atualizado em 31/01/2025 17:59
PUBLICIDADE
Fonte: Jornal Pequeno
Data: 16/08/2022 09:07
- Atualizado em 31/01/2025 17:59
Desde 2016, todo ano são internadas mais de 12 mil pessoas por queimaduras, no Maranhão. No período entre julho de 2019 e junho de 2022, foram 39.806 pessoas internadas por queimaduras, em todo o estado. Acidentes domésticos ou no local de trabalho são as principais causas. Esses são dados da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (Amasq).
A Amasq surgiu em 2020, após os fundadores Daniel Moraes e Andréa Barbosa terem vivenciado experiência de incidentes que resultaram em queimaduras.
“Com mais uma colaboradora, a Linda Amorim, criamos a associação. O objetivo é prestar assistência aos sobreviventes de queimaduras, por meio de informações sobre como se dá o tratamento das queimaduras”, destacou Daniel Moraes.
A maioria que chega à Amasq é sobrevivente de baixa renda, com condições financeiras limitadas para comprar malhas compressivas, malhas brancas e cremes hidratantes. Para ajudar estas pessoas, a Associação faz campanhas de arrecadação destes itens, que, segundo Daniel Moraes, são imprescindíveis para uma plena recuperação.
Outro objetivo da ONG é o de mobilizar o estado do Maranhão, promovendo a prevenção às queimaduras. A Amasq afirmou que busca dialogar com os gestores públicos, em relação à necessidade de tratamentos especializados e campanhas de prevenção.
“Em 2019, sugerimos a criação da Semana Estadual de Prevenção a Queimaduras no Maranhão, que foi aprovada naquele ano e entrou em vigor. Além disso, já realizamos duas composições musicais: ‘Para Não Me Queimar’ e ‘Acorda Meu Maranhão’, disponíveis no YouTube, com o objetivo de promover a prevenção a queimaduras e dar visibilidade à realidade em que vivem os maranhenses que sofrem queimaduras, respectivamente”, informou Daniel.
PUBLICIDADE