Portal NE
Menu
Cidades
Redes Sociais
São Luis

Meteorologistas explicam constância de fortes chuvas no mês de agosto em São Luís

Fonte: G1 MA
Data: 02/08/2022 17:55
Atualizado em 21/10/2024 16:34

PUBLICIDADE

Fenômeno tem chamado a atenção dos moradores da capital.

Nos últimos dias, na transição entre os meses de julho e agosto, a incidência de fortes chuvas na Região Metropolitana de São Luís tem causado estranheza na população. A variação de clima, no último domingo (31), com um volume de chuva em 20 milímetros, é considerada inusual em um período historicamente associado à transição entre as chuvas mais fortes, nos primeiros meses do ano, e o clima ensolarado, a partir do segundo semestre.

 

De acordo com especialistas em meteorologia do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), as fortes chuvas, em São Luís e na Baixada Maranhense – registradas em vídeos que circularam na web nos últimos dias -, representam uma situação atípica na dinâmica do clima no estado.

Segundo a meteorologista da Uema, Andréa Cerqueira, trata-se de uma oscilação climática fora do normal por razões relacionadas à condição atmosférica no litoral.

 

“Isso não é muito normal dentro da climatologia do litoral. Então, o que tem acontecido: essas chuvas, nos últimos dias, vêm ocorrendo em função da instabilidade que vem do Oceano Atlântico para nós, e encontram um combustível ideal, que são as temperaturas elevadas. Juntamente com forçantes atmosféricas elevadas, de grande escala, estamos vivendo um período de dias consecutivos com chuvas, em função dessa condição atmosférica atual”, disse.

O Núcleo de Meteorologia da Uema inclui, em previsões referentes ao clima, no Maranhão, durante o mês de agosto, a estabilização de temperaturas elevadas. Andréa Cerqueira, contudo, não descarta episódios isolados de chuva.

“Nós temos uma perspectiva que o mês de agosto, as chuvas, ao longo do dia, vão perdendo mais força. Não podemos descartar eventos isolados, mas, climatologicamente, o mês de agosto é um mês inicial do período seco. Então, gradativamente, a atmosfera vai entrando em um condicionamento para entrar, de fato, no período seco, com auge nos meses de setembro e outubro”, concluiu.

© 2024 - Portal NE - Todos os direitos reservados.
Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

Desenvolvido por:
c2 tenologia web