20 de Maio de 2025
Portal NE
Menu
Cidades
Redes Sociais
São João do Sóter

Prefeitura de São João do Sóter realiza ações da campanha Nacional de prevenção da gravidez na adolescência

Fonte: ASCOM Prefeitura de São João do Sóter
Data: 04/02/2022 09:37
Atualizado em 19/05/2025 06:00

PUBLICIDADE

Fonte: ASCOM Prefeitura de São João do Sóter
Data: 04/02/2022 09:37 - Atualizado em 19/05/2025 06:00

A Prefeitura de São João do Sóter, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social em conjunto com  as secretarias de Educação, secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e selo Unicef, realizam ações de conscientização e prevenção da gravidez na adolescência.

Este ano, por conta da pandemia da Covid-19,  a campanha de divulgação priorizou as ferramentas online, com materiais informativos nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura. A secretária de Desenvolvimento Social, Neta do Quirino, destacou a importância da campanha de conscientização. “essa campanha tem por objetivo a sensibilização, despertar reflexões e diálogos sobre a gravidez precoce. Estamos vivendo um momento atípico e muito difícil, em pandemia do Covid-19, mas precisamos dar alusão a esse tema tão importante”, frisou.

No Brasil, os adolescentes representam cerca de 20% da população. Um dos principais problemas de saúde nesta faixa etária é justamente a gravidez precoce. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, além do uso inadequado de contraceptivos contribuem para o agravamento da situação. De acordo com informações da Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Pediatria, são inúmeros os fatores de riscos na gestação precoce tanto para a mãe como para o bebê. Por isso, a prevenção é tão importante.

O cuidado e atenção com a criança e o adolescente, o suporte familiar, a informação e a educação sexual são fundamentais para reduzir os casos de gravidez na adolescência. O uso correto de camisinhas e anticoncepcionais também é outra importante forma de evitar a concepção.

 Conheça os principais riscos da gravidez precoce.

* Altura da adolescente inferior a 150 cm ou peso menor que 45kg.

* Existência de atitudes negativas quanto à gestação ou rejeição ao feto.

* Dificuldades de acesso e acompanhamento aos serviços de pré-natal.

* Não realização do pré-natal ou menos do que seis visitas de rotina.

* Ausência de apoio familiar à adolescente.

© 2025 - Portal NE - Todos os direitos reservados.
Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

Desenvolvido por:
c2 tenologia web