Prefeitura de São João do Sóter realiza ações da campanha Nacional de prevenção da gravidez na adolescência
Fonte: ASCOM Prefeitura de São João do Sóter
Data: 04/02/2022 09:37
Atualizado em 20/11/2024 01:41
PUBLICIDADE
Fonte: ASCOM Prefeitura de São João do Sóter
Data: 04/02/2022 09:37
- Atualizado em 20/11/2024 01:41
A Prefeitura de São João do Sóter, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social em conjunto com as secretarias de Educação, secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e selo Unicef, realizam ações de conscientização e prevenção da gravidez na adolescência.
Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a campanha de divulgação priorizou as ferramentas online, com materiais informativos nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura. A secretária de Desenvolvimento Social, Neta do Quirino, destacou a importância da campanha de conscientização. “essa campanha tem por objetivo a sensibilização, despertar reflexões e diálogos sobre a gravidez precoce. Estamos vivendo um momento atípico e muito difícil, em pandemia do Covid-19, mas precisamos dar alusão a esse tema tão importante”, frisou.
No Brasil, os adolescentes representam cerca de 20% da população. Um dos principais problemas de saúde nesta faixa etária é justamente a gravidez precoce. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.
A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, além do uso inadequado de contraceptivos contribuem para o agravamento da situação. De acordo com informações da Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Pediatria, são inúmeros os fatores de riscos na gestação precoce tanto para a mãe como para o bebê. Por isso, a prevenção é tão importante.
O cuidado e atenção com a criança e o adolescente, o suporte familiar, a informação e a educação sexual são fundamentais para reduzir os casos de gravidez na adolescência. O uso correto de camisinhas e anticoncepcionais também é outra importante forma de evitar a concepção.
Conheça os principais riscos da gravidez precoce.
* Altura da adolescente inferior a 150 cm ou peso menor que 45kg.
* Existência de atitudes negativas quanto à gestação ou rejeição ao feto.
* Dificuldades de acesso e acompanhamento aos serviços de pré-natal.
* Não realização do pré-natal ou menos do que seis visitas de rotina.
* Ausência de apoio familiar à adolescente.
PUBLICIDADE