Vereadora Cynthia Lucena é empossada procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Caxias
Fonte: REDAÇÃO NOTÍCIA DO MARANHÃO
Data: 23/08/2021 21:27
Atualizado em 25/11/2024 10:42
PUBLICIDADE
Fonte: REDAÇÃO NOTÍCIA DO MARANHÃO
Data: 23/08/2021 21:27
- Atualizado em 25/11/2024 10:42
A vereadora Cynthia Lucena (PP) foi empossada na manhã de hoje (23), procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Caxias.
Autora do projeto de resolução que instituiu a Procuradoria da Mulher da Câmara de Caxias, aprovado por unanimidade pelo plenário, Cynthia Lucena ressaltou, em entrevista, que diversas casas legislativas Maranhão afora já dispõem de uma procuradoria voltada à defesa dos direitos e interesses do sexo feminino.
“O prefeito não mede esforços para garantir a defesa das mulheres. E essa junção de Legislativo e Executivo é muito importante, ainda mais quando se relaciona à defesa da mulher caxiense”, assinalou.
Conheça o projeto
O Projeto de Resolução Nº 01/2021, que propôs a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Caxias, apresentado pela vereadora Cynthia Lucena, foi aprovado em maio deste ano. A Procuradoria da Mulher será constituída por uma procuradora, que será a vereadora Cynthia Lucena; uma vice-procuradora, a vereadora Ângela Machado; e primeira-secretária, a vereadora Irmã Nelzir. Caberá ao presidente da Câmara Municipal designar a composição da procuradoria, a cada dois anos, no início da legislatura. O mandato da procuradora da Mulher acompanhará a periodicidade da eleição da Mesa Diretora.
Competências
Compete à Procuradoria da Mulher zelar pela participação mais efetiva dos vereadores nos órgãos e nas atividades da Câmara Municipal e ainda:
I – receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher;
II – fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo Municipal, que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito estadual;
III – cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres;
IV – promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu défice de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública.
Presenças ilustres
Várias lideranças marcaram presença, a exemplo de Daniela Tema (Deputada REstadual) Susan Lucena (Diretora da casa da mulher Brasileira) Fábio gentil, Paulo marinho jr, Amanda Gentil(sec de governo), Ana celia damasceno (sec de educação), Lycia wakim, Luciana soares(sec. Agricultura), Elisa torres (sec adjunta da mulher), Jair Paiva (delegado da polícia civil), Capitã Jéssica (Patrulha maria da Penha), e vereadores
Também participaram da solenidade as secretárias da Mulher, (adjunta, Elizia Torres) da Assistência Social, (adjunta, Kiara Braga) da Educação e da Agricultura do Município de Caxias, além de todas as mulheres que ocupam cargos de destaque, inclusive os representantes de movimentos e entidades locais.
Prestigiaram o ato, o prefeito Fábio Gentil e o vice-prefeito, Paulo Marinho Jr, o promotor de Justiça da Comarca de Caxias; a delegada da Mulher; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha; e a secretária municipal de Governo, Amanda Gentil.
PUBLICIDADE